quarta-feira, 7 de agosto de 2013

REIVINDICANDO A NOSSA HERANÇA

16. E disse Calebe: Quem ferir a Quiriate-Sefer, e a tomar, lhe darei a minha filha Acsa por mulher.
17. Tomou-a, pois, Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe; e deu-lhe a sua filha Acsa por mulher.
18. E sucedeu que, vindo ela a ele, o persuadiu que pedisse um campo a seu pai; e ela desceu do seu jumento; então Calebe lhe disse: Que é que tens?
19. E ela disse: Dá-me uma bênção; pois me deste terra seca, dá-me também fontes de águas. Então lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores.

Josué 15:16-19
Vemos a história de uma mulher que reivindicou a sua herança e a recebeu.
Mas esta atitude ela aprendeu, não num livro sobre como fechar bons negócios ou como persuadir o cliente.
Esta atitude lhe foi ensinada pelo próprio pai, Calebe, através das suas atitudes e posturas.
O que deixamos para nossos filhos não são os nossos discursos ou nossas teorias, mas sim o nosso exemplo como servos de Deus.
Para entendermos a atitude de Acsa precisamos de primeiro entender quem foi seu pai.

Quem foi Calebe

Calebe nasceu na escravidão do Egito, viveu a dura infância de uma criança escrava, viu os seus pais sendo fustigados pelos chicotes egípcios, mas manteve no seu coração acesa a chama da promessa de que um dia o Senhor lhes tiraria dali e lhes daria uma terra que mana leite e mel.
Viu o Senhor os arrancando das garras de Faraó com mão forte.
Quando se aproximaram da terra prometida, em Cades-Barnéia, no deserto de Parã, ele teve a honra de ser escolhido como um dos 12 espias que fariam o reconhecimento inicial da terra, para que a partir do relatório trazido por eles, o grande líder Moisés, orientado por Deus, traçasse a estratégia de conquista.
Ao retornarem da missão de espionagem, ele e Josué foram os únicos que se mantiveram firmados nas promessas do Senhor e declararam:
“Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.”
Num. 13: 30.
Ainda em Num. 14: 6-10 encontramos:
6. E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes.
7. E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa.
8. Se o SENHOR se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel.
9. Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o SENHOR é conosco; não os temais.
10. Mas toda a congregação disse que os apedrejassem; porém a glória do SENHOR apareceu na tenda da congregação a todos os filhos de Israel.
Esta atitude quase lhes custou a própria vida, pois a multidão, inflamada pelo relatório pessimista dos outros 10 espias quis apedrejá-los, mas o Senhor não permitiu.
Mas, além da reprovação dos homens, Calebe obteve também a aprovação de Deus. Veja Num. 14: 21-24.
21. Porém, tão certamente como eu vivo, e como a glória do SENHOR encherá toda a terra.
22. E que todos os homens que viram a minha glória e os meus sinais, que fiz no Egito e no deserto, e me tentaram estas dez vezes, e não obedeceram à minha voz,
23. Não verão a terra de que a seus pais jurei, e nenhum daqueles que me provocaram a verá.
24. Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança.

Calebe Lembrou-se da Promessa

Calebe teve o seu sonho atrasado por 45 anos, mas ele não murmurou, esperou no Senhor, porque ele sabia que tinha uma promessa de Deus para a sua vida.
Depois de ajudar o povo de Israel a conquistar as principais cidades da terra de Canaã, Josué estava distribuindo as terras para as tribos de Israel.
Quando chegou o momento da tribo de Judá (que era a tribo de Calebe), receber a sua herança, Ele não perdeu a oportunidade, reivindicou o que era seu por herança e por promessa do Senhor.
Vejamos Jos. 14: 6-14.
6. Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti.
7. Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração;
8. Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus.
9. Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao SENHOR meu Deus.
10. E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;
11. E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.
12. Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para os expulsar, como o SENHOR disse.
13. E Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, a Hebrom em herança.
14. Portanto Hebrom ficou sendo herança de Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, até ao dia de hoje, porquanto perseverara em seguir ao SENHOR Deus de Israel.
Calebe não se esqueceu da promessa e sabia que o Senhor estaria com ele para conquistar aquelas terras, porque quem falou foi Deus e não o homem, isto é Fé.
Hebreus 11:1 diz que a fé é a certeza das coisas que nós esperamos e a convicção das coisas que não vemos. Incredulidade tem memória curta, mas a fé traz à memória as coisas que Deus fala. Lembre-se hoje das promessas antigas.
Calebe não só lembrou da promessa, mas acreditou.
Promessa não é só para ser lembrada, mas para ser acreditada.
Ter fé de buscar não as coisas que se veem, mas também as coisas que não se veem.
Por que buscar? Porque Deus falou e vai fazer. II Coríntios 5:7 diz que nós andamos por fé e não por vistas. Não vemos, mas acreditamos. Aquele que prometeu é fiel.
O que aconteceu? No ver. 17 ele cobra a região montanhosa que tinha sido prometida.
Ele reclamou a bênção, acreditou na promessa e reivindicou, porque a condição tinha sido cumprida e ele poderia tomar posse.
Isso não é ser presunçoso, mas é uma fé honesta de quem conhece a palavra, de quem tem relacionamento com Deus. Não é arrogância.
Coloque em sua oração as bênçãos e promessas que o Senhor te prometeu. Acredite nelas e clame por cumprimento.
Tem muita gente abrindo mão das coisas de Deus e não clama, não ora.
No vers. 10 ele testificou da fidelidade de Deus. Ele disse que nos 45 anos foi mantido pelo poder de Deus enquanto a multidão se perdeu em incredulidade. Ele estava convicto de que foi mantido pelo poder de Deus através da fé.
No versículo 12 ele fala “mas se o Senhor estiver comigo, eu os expulsarei de lá como ele prometeu”. Esse testemunho é uma verdade. A nossa habilidade de vencer os inimigos não está em nossa sabedoria, mas na presença de Deus conosco. Calebe sabia que só Deus poderia revesti-lo de força suficiente.

Quem foi Acsa

Calebe já havia destruído os filhos de Enaque (gigantes) e agora só lhe faltava conquistar uma cidade, Quiriate-Sefer
Acsa, sua única filha, fora prometida por Calebe como prêmio para aquele que conseguisse conquistar esta cidade.
Acsa sabia que a intenção de seu pai era, em primeiro lugar valorizá-la como um prêmio, em segundo lugar garantir que sua filha seria casada com um homem valente.
Isto aconteceu. Otniel, homem valente, que mais tarde veio a ser o primeiro juiz sobre o povo de Israel, tomou a cidade e recebeu o seu prêmio.
À sua filha Calebe deu terras, porém terras desertas, provavelmente na região do Neguebe.

A Atitude de Acsa

Acsa sentiu-se grata pela terra, mas para prosperar nela sua família necessitaria de água para irrigação.
Assim encorajou Otniel a pedir um campo com fontes de águas. Mas Otniel receou pedir algo mais a seu poderoso sogro.
Podemos ouvir Acsa dizer: “Vá adiante, Otniel, ele é um bom homem. Você conquistou uma cidade mas está com medo de falar com meu pai?”
Acsa acabou fazendo ela mesma o pedido a Calebe, e ele generosamente deu-lhe duas fontes.
Acsa, tal como vira seu pai reivindicando a sua herança junto a Josué, agora reivindicava fontes de águas para si.
Existem conquistas que realizamos em nossas vidas que nos são dadas pelo nosso esforço, pela nossa disposição em servir ao Senhor.
Contudo o Senhor tem bênçãos maiores para te dar.
Se Calebe não reivindicasse a sua herança ele receberia terras, mas não todas aquelas que o Senhor lhe havia prometido.
Acsa também poderia se contentar com as terras secas, mas ela não abriu mão das suas fontes.

Conclusão

O Senhor quer te levar a uma condição plena na sua vida espiritual e material contudo, qual tem sido a sua atitude?
Não se esqueça das promessas e reivindique-as para a sua vida.


Um comentário:

  1. Glória a Deus ..
    Explicação objetiva e clara ...
    Aprendi muito sobre este estudo..
    Deus abençoe !

    ResponderExcluir