sábado, 27 de julho de 2013

QUERO TRAZER À MEMÓRIA O QUE ME PODE DAR ESPERANÇA

Quero trazer à memória o que me pode dar esperança

19 Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do veneno.
20 Minha alma continuamente os recorda, e se abate dentro em mim.
21 Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.
22 As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
23 Renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.
Lamentações 3:19-23

O sofrimento de Jeremias

Duas situações me chamaram atenção na história de Jeremias.
A primeira foi quando Jeremias saiu para receber um quinhão de uma herança e ao ser visto por Jerias, capitão da guarda, foi acusado de estar fugindo para os caldeus e por isso foi açoitado e metido no cárcere onde ficou muitos dias (Jr 37: 11 – 16).
A segunda foi quando os príncipes ouviram o que Jeremias profetizava, se iraram e lançaram-no na cisterna; se não bastasse ser lançado num lugar fundo e escuro, ele ainda ficou atolado pela lama até ser liberto por Ebede-Meleque (Jr 38: 1 – 13).
 Jeremias sofreu muitas injustiças, insultos, açoites, prisões por pregar as verdades de Deus, mas não deixava de anunciar as coisas que Deus o falava.
Muito me anima a disposição de Jeremias em passar por toda aflição por amor ao seu Deus, de fato ele O temia, de fato ele tinha a revelação do Todo-Poderoso.

Jeremias decide ter esperança

Ter esperança significa esperar pelo que se almeja; ter expectativa, fé e confiança sobre aquilo que se aguarda ou deseja.
Você é uma pessoa esperançosa?
O que a esperança pode proporcionar?
Como cultivá-la?
Em que deve estar baseada a esperança do cristão?
Com base em Lamentações 3.21, vemos que, em meio às maiores crises e adversidades, é possível ao crente trazer à memória o que lhe dá esperança, ter fé e confiar no amor e na fidelidade do Deus que transforma maldição em bênção e nos faz crescer em conhecimento e graça diante dele e dos homens por Cristo Jesus.
Que você possa trazer à memória apenas o que lhe dá esperança e avançar para o alvo que está diante de você, com confiança de que o Senhor o ama e é poderoso para dar-lhe a vitória de que precisa.

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Filipenses 4:8

Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.
Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.
Isaías 43:18-19


Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.
Isaías 43:25

Um comentário:

  1. Bom dia, Glórias a Deus por esta palavra, como ela edificou minha vida nesta manhã. Esta palavra foi tão poderosa que curou até minha dor de cabeça, acordei com uma.dor horrível na cabeça e enquanto lia e expliva para minha filha o que estava lendo a dor foi saíndo e só percebi um pouco depois que não estava mais com dor. Obrigada Jesus. Que o Senhor continue abençoando sua vida Wesley.

    ResponderExcluir