sexta-feira, 28 de junho de 2013

HÁ MORTE NA PANELA

HÁ MORTE NA PANELA 

2 Reis 4: 38-41 

38. Eliseu voltou a Gilgal. E havia fome na terra; e os filhos dos profetas estavam sentados na sua presença. E disse ao seu moço: Põe a panela grande ao lume, e faze um caldo de ervas para os filhos dos profetas.
39. Então um deles saiu ao campo a fim de apanhar ervas, e achando uma parra brava, colheu dela a sua capa cheia de colocíntidas e, voltando, cortou-as na panela do caldo, não sabendo o que era.
40. Assim tiraram de comer para os homens. E havendo eles provado o caldo, clamaram, dizendo: Ó homem de Deus, há morte na panela! E não puderam comer.
41. Ele, porém, disse: Trazei farinha. E deitou-a na panela, e disse: Tirai para os homens, a fim de que comam. E já não havia mal nenhum na panela.

INTRODUÇÃO 

No texto que lemos encontramos diversas situações e características que se adéquam muito bem à realidade de nossas vidas nos dias de hoje. 

VOLTAR A GILGAL 

Gilgal foi o primeiro acampamento do povo de Israel ao entrarem na Terra Prometida. Gilgal significa “remover em círculos”. Segundo Josué 5: 2-9:

·        Foi neste local que o Senhor determinou que todos os homens de Israel, nascidos no deserto, fossem circuncidados – que as suas carnes fossem cortadas e que eles passassem a trazer nas suas vidas a marca da circuncisão, a marca da separação.
·        Foi neste local que o Senhor declarou que Ele removia de suas vidas a vergonha do Egito.
Em nossas vidas, quando passamos pelo novo nascimento e iniciamos a nova vida com Cristo, precisamos passar por Gilgal:
·        Para sermos tratados;
·        Para sermos mudados, transformados;
·        Para serem removidas de nós as vergonhas do Egito;
Mesmo que o processo de corte doa em nossas carnes (facas de pedras), é preciso suportar, para que possamos continuar a nova vida de vitórias e conquistas que o Senhor tem preparado para nós.
Segundo Gálatas 5: 17, a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, precisamos “voltar sempre a Gilgal”, ou seja, repassarmos pelo processo de mortificação da nossa carne.
Enquanto estivermos neste corpo corruptível sempre estaremos precisando voltar a Gilgal. 

HAVIA FOME NA TERRA 

Enquanto estivermos neste corpo corruptível estaremos sujeitos a passarmos por crises, por períodos de escassez, por lutas e por provações.
Não é desmerecimento algum termos que atravessar o deserto.
O Profeta Eliseu também atravessava o período de fome, mesmo com todo o poder de Deus que se manifestava na sua vida.
São nos momentos de fome, de crise espiritual, que somos tentados a tomar atitudes erradas, atitudes que talvez tragam consequências seríssimas para as nossas vidas. 

ASSENTADOS NA PRESENÇA DO HOMEM DE DEUS 

É quando passamos pela luta que mais precisamos estar assentados diante do homem de Deus.
Não se passa pelas provas sem o acompanhamento, sem o direcionamento dado por Deus através daqueles que Ele colocou como pastores sobre a nossa vida.
Jeremias 3: 15 – e vos darei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência.
Na hora da fraqueza tem que haver o apascentamento, e este tem que ser com “entendimento, sabedoria e inteligência”.
Não adianta o “repleplé”, tem que se analisar a situação, entender o problema, buscar na Palavra a direção e seguir por ela.
Não adianta pular, rodar, sapatear e sair sem saber como enfrentar o problema que te espera lá fora. 

PANELA GRANDE NO FOGO 

Isso significa que Eliseu sabia que Deus iria suprir a necessidade deles, e seria com abundância.
Se for preciso Deus opera o sobrenatural, mas no que depender de nós precisamos crer e agir, certos de que Ele completará a boa obra que iniciou.
Tem gente que pensa que porque estar em luta a panela tem que ser pequena, não, o nosso Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo aquilo que pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós. 

UM DELES SAIU AO CAMPO 

O cardápio escolhido pelo homem de Deus era um caldo de ervas. Esta foi a ordem passada para o moço do profeta, Geazi.
Geazi deveria ir ao campo buscar as ervas, mas alguém se prontificou para ir no seu lugar.
Quando resolvemos ajudar alguém, fazer a tarefa que seria de outro, precisamos ter muita certeza de que estamos preparados para fazer isto.
Mesmo que alguém lhe peça ajuda, se esta não é a sua função, se você sabe que não está capacitado para isto, lembre-se, vocês estão assentados diante do homem de Deus.
Há alguém por perto, escolhido por Deus, que pode dar a orientação certa na hora certa.
Quando estamos agindo por nós mesmos, sem sermos escolhidos ou enviados para aquilo que fazemos, temos uma grande probabilidade de errarmos e trazermos consequências seríssimas para todo o grupo, ou seja, para todos que estão perto de nós, até mesmo para quem estamos tentando ajudar.
Com certeza este jovem voluntário estava na melhor das intenções, mas não basta a boa intenção, precisamos estar debaixo da vontade de Deus e da direção de nossos líderes. 

CAPA CHEIA DE COLOCÍNTIDAS 

Ele vai até o campo encontra uma bela frutinha, colhe o máximo que pode, volta, corta todas elas e coloca tudo na panela.
Mas, que frutinha era esta?
Esta parra brava, conhecida como colocíntida, era uma espécie de trepadeira ornamental, da família das cucurbitáceas - Cucurbita pepo - de flores amarelas e frutos com manchas muito parecidos com os pepinos comestíveis que conhecemos, mas que ao serem ingeridos produzem muitas dores abdominais e têm efeito laxante muito forte, podendo levar à morte.
Muitas pessoas estão como este jovem voluntário, levantando-se da presença do homem de Deus e resolvendo agir por si só, isso na melhor das intenções, mas estão colhendo veneno.
Muitos estão com a capa cheia de veneno. Acham que estão trazendo coisas boas. Acham que estão ajudando o homem de Deus que está muito ocupado com os ensinamentos para os demais. Acham que o ajudante do homem de Deus não vai dar conta do recado sozinho, e com isso vão enchendo os seus braços, vão ocupando as suas vidas, com atitudes que na verdade estão trazendo morte para o rebanho. 

CORTOU-AS NA PANELA DO CALDO 

Se este veneno ficasse só na sua capa, na sua vida, ainda seria mais fácil de identificá-lo, tratá-lo e resolver o problema, extirpar o veneno, mas ele as corta e joga dentro da panela.
Agora o veneno está diluído em todo o caldo dentro da panela, e ele é apenas mais um no meio da multidão.
Quem traz o veneno nunca se identifica, pelo contrário, ele se disfarça ficando muito bem escondido no meio do povo.
Mas, às vezes, nem ele mesmo sabe o mal que está fazendo. Afinal de contas ele também comeria daquela panela.
Há pessoas que devido à fome e à impaciência estão trazendo veneno para sua própria vida. Estão prestes a morrer pelas suas próprias atitudes e não estão vendo isto.
A panela grande que antes era sinal da provisão de Deus, agora passa a estar contaminada.
Enquanto as Colocíntidas estavam na capa só faria mal para aquele as havia colido, mas no momento que ele as corta na panela, isto significa que o veneno já está diluído na família, no local de trabalho e até mesmo na igreja.
Gostaria de citar alguns exemplos práticos que nos mostram o que pode ser este veneno nos nossos dias:
·        Veneno das filosofias humanas – Existem pessoas que querem adaptar as verdades bíblicas e eternas à sua maneira de pensar e com isso começam a desenvolver os seus “achismos” baseados em conhecimentos falhos e em vãs filosofias.
Colossenses 2: 6-86 Portanto, assim como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim também nele andai, 7 arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em ação de graças. 8 Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;
·        Veneno do relativismo – Acham que tudo é relativo, colocam em dúvida tudo que lhes é ensinado de valores absolutos, mas não na intenção de buscar o ensino genuíno da Palavra, pelo contrário, procuram uma maneira de fugir daquilo que lhes vai incomodar. (Relativismo cultural, moral e ético)
Romanos 1: 25 – pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém.
·        Veneno do ressentimento – Têm pessoas que carregam nas suas capas durante a vida toda o veneno do ressentimento, da falta de perdão, e em determinados casos ainda querem jogar isto na panela da família e na panela da igreja.
Mateus 6: 14-1514 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; 15 se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.
Mateus 18: 34-3534 E, indignado, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que pagasse tudo o que lhe devia. 35 Assim vos fará meu Pai celestial, se de coração não perdoardes, cada um a seu irmão.
·        Veneno da desobediência – Normalmente o desobediente tenta justificar a sua atitude errada e pecaminosa incitando outros a fazerem o mesmo, mas a Palavra é clara com relação a isto:
Tito 1: 16 – Afirmam que conhecem a Deus, mas pelas suas obras o negam, sendo abomináveis, e desobedientes, e réprobos para toda boa obra.
·        Veneno da maledicência – Creio que este veneno é o de consequências mais devastadoras, contudo é um dos mais encontrados na panela da igreja. O inimigo sabe do grande poder de destruição da língua, conforme relata Tiago, e por isso todos os dias ele está conduzindo os desapercebidos colhedores de veneno até esta parreira brava da maledicência.
Tiago 3: 6 – A língua também é um fogo; sim, a língua, qual mundo de iniquidade colocada entre os nossos membros, contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada pelo inferno.
Uma coisa é certa: o alimento do mundo não serve para o crente. 

CLAMARAM: Ó HOMEM DE DEUS, HÁ MORTE NA PANELA! 

Creio que ao ingerirem o caldo envenenado imediatamente sentiram as náuseas e as cólicas, o que foi o bastante para identificarem que havia morte na panela.
Os sintomas do envenenamento foram claros. Da mesma forma, se há veneno em nossa panela, precisamos identificar os sintomas o mais rápido possível.
Vejamos o que podem ser alguns destes sintomas em nossa vida:
·        Diminuição da nossa consagração e dedicação ao Senhor.
·        Diminuição do nosso compromisso com a obra de Deus.
·        Desmotivação para tomar a cruz.
·        Maior tolerância e liberalidade com o pecado.
·        Diminuição do nosso desejo de participar da adoração ao Senhor.
·        Afastamento da comunhão com os irmãos.
·        O mundo parece normal e aceitável.
Quando alguém reconhece os sintomas da morte espiritual e logo grita e pede socorro, ele tem tudo a seu favor para se curar e encontrar saída para sua situação.
A pior situação é quando a pessoa não reconhece que está prestes a morrer espiritualmente e continua se alimentando do veneno e trazendo-o para outros.
Talvez você não consiga identificar o dia e a hora que o veneno entrou na sua panela e te contaminou. Talvez você não consiga identificar através de quem o veneno chegou até a sua vida, mas uma coisa é certa: você reconhece os sintomas e sabe que está morrendo, então você precisa gritar e pedir ajuda.
Você precisa pedir ajuda ao homem de Deus diante do qual você já se assentou.
Precisa reconhecer que há morte na panela, que há morte na sua vida, e que você precisa da orientação que vem da parte de Deus, através daquele que dará conta da sua alma. 

TRAZEI FARINHA 

É interessante notarmos que o homem de Deus não mandou jogar o caldo fora, não mandou destruir a panela, não mandou punir o colhedor de veneno.
Da mesma maneira que o joio não pode ser arrancado do meio do trigo, senão ele virá trazendo também as boas espigas de trigo, não se pode arrancar o veneno de dentro da panela, mas podemos neutralizar o seu efeito.
Como podemos fazer isto, neutralizar um veneno com tão grande poder de destruição?
Veja o que o homem de Deus fez. Lançou farinha sobre o caldo e mandou que todos comessem. Não só neutralizou o veneno que estava na panela como trouxe cura para aqueles que já se encontravam envenenados.
A farinha é o principal ingrediente para se fazer o pão que é símbolo de alimento.
A farinha lançada pelo homem de Deus, ou seja, o alimento que vem pela palavra ministrada, será o antídoto para todo veneno que possa estar na sua vida ou na panela da sua família ou da sua igreja.
Não tem outra forma de neutralizar este veneno, é somente através da lavagem da palavra.
Efésios 5: 26 nos diz que o Senhor Jesus purifica a sua Igreja com a lavagem da água, pela Palavra.
É a boa farinha da Palavra de Deus que irá trazer cura.
A morte é afastada quando colocamos na panela a genuína Palavra de Deus.
O profeta não mandou que jogassem a sopa fora porque a bênção prevalece sobre a maldição.
Deus tem poder para transformar todas as situações de veneno, de morte, em situações de bênçãos. 

CONCLUSÃO 

Volte a Gilgal, se deixe ser tratado por Deus, deixe o Senhor mais uma vez cortar a sua carne e remover a vergonha do Egito.
Mesmo que você esteja passando por um momento de fome, de crise espiritual, espere a orientação do Senhor para resolver seus problemas.
Não saia precipitadamente, buscando solução em qualquer lugar.
Deus tem a "farinha" da vida. Ele está pronto para saciar sua fome com o que vai lhe fortalecer.
Ouça a voz do Senhor. Ele quer lhe falar. Deixe de levar para casa o que é podre. Você tem a responsabilidade de abençoar sua vida, sua família e a sua igreja.
Não podemos continuar aceitando em nossa vida aquilo que nos envenena  O Senhor está conosco para nos dar a vida!
"... eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." (João 10: 10)


10 comentários:

  1. Ao ler esta postagem de estudo bíblico muito chorei pois senti Deus a falar comigo posso te dize Wesley que o espirito de Deus continua a te usar de uma forma muito especial. Irmão Wesley continue deixando o espirito de Deus a te usar assim um abraço p. meditar em todo o tempo sejam alvo o teus vestido e nunca faltem o olho sobre atua cabeça Ec.9.8

    ResponderExcluir
  2. Muito LINDO E BEMMMMM. EXPLICADO DEUS ABENÇOE PELA ORIENTAÇÃO PARA MIM SERVIU MUITO POIS ESTAVA PROCURANDO NA. BIBLIA E NAO ACHAVA E PORAQUI ALEM DE ACHAR COM FACILIDADE A INTERPRETACAO FOI MUITO FÁCIL DE ENTENDER...AMEM.

    ResponderExcluir
  3. Muito LINDO E BEMMMMM. EXPLICADO DEUS ABENÇOE PELA ORIENTAÇÃO PARA MIM SERVIU MUITO POIS ESTAVA PROCURANDO NA. BIBLIA E NAO ACHAVA E PORAQUI ALEM DE ACHAR COM FACILIDADE A INTERPRETACAO FOI MUITO FÁCIL DE ENTENDER...AMEM.

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS IRMÃO WESLEY.... DEUS TE USOU DE UMA FORMA IMPRESSIONANTE POR UM CAMINHO JAMAIS VISTO EM PREGAÇÕES E ESTUDOS NESTE TEXTO.... QUE DEUS TE USE CADA VEZ MAIS.....

    ResponderExcluir
  5. Amei estudo abençoado aprender muito que continua ti capacitando cada dia Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  6. Muito edificante ... Deus continue abençoando

    ResponderExcluir
  7. Maravilhosa é essa palavra, que Deus abençoe sua vida irmão Wesley

    ResponderExcluir
  8. A paz do senhor Jesus, estudo abençoado, muito boa a explicação, falou no profundo, Deus te ilumine a cada dia.

    ResponderExcluir